Postagens

Mostrando postagens de maio 15, 2018

2 VAGAS NA ACLP

Imagem
  ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE DUAS CADEIRAS NA ACLP 02/05/2018 A Academia Cearense da Língua Portuguesa dá a público o seguinte Edital: EDITAL 02/2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS PARA PREENCHIMENTO DE DUAS VAGAS NA ACLP A  ACADEMIA CEARENSE DA LÍNGUA PORTUGUESA (ACLP) , representada pelo presidente Sebastião Teoberto Mourão Landim e atendendo ao disposto em seu Estatuto, abre inscrições para preenchimento das cadeiras 04 e 21, conforme regulamentação a seguir:  1)  – Para ser eleito associado efetivo, deverá o candidato  a) ser residente e domiciliado no Estado do Ceará; b) ter boa conduta; c) concordar com o Estatuto e com os princípios nele definidos, mediante declaração  de que o leu no Site da Academia Cearense da Língua Portuguesa:  www.aclp.com.br;   d) haver publicado trabalho de natureza gramatical, filológica ou linguística sobre a Língua Portuguesa  ou apresentar produção científica e literária que prime não só pelo po

Acabamento final?

acabamento final.  Acabamento significa tratamento final, feição final, estágio final, portanto todo acabamento é no final, por isso evite usar a expressão acabamento final. Evite essa tautologia (V.), redundância, usando apenas uma ideia. Ex.: 1) Ele fez um acabamento de qualidade.

REFLEXÃO SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO

Aplicação e correção da produção escrita: um ato repressivo O temor do estudante pelo ato de redigir começa desde o momento em que o professor informa o tema para ser redigido, até o instante em que ele recebe a nota, quando atribuída, e se depara com os traços vermelhos na correção de seu texto. O professor indica um tema para o aluno redigir em circunstância não muito propícia ao ato de redigir: em certas vezes quando não está disposto para uma aula expositiva; em outras, quando se acha abalado física ou mentalmente, sem clima para uma aula dita normal, ou seja, sem clima para seu tipo de aula. Ele lança mão de um tema qualquer que lhe venha na cabeça e pede para que os alunos façam uma redação; clima para redigir não há, nem tampouco é preparado, e o tema muitas vezes quase nada diz da realidade do aluno. Assim, aplicar uma produção escrita tem sido mais em função de algum interesse do professor do que em função da competência e do desempenho linguístico do aluno. Com