terça-feira, 25 de setembro de 2018

Dessecar, dissecar.

      Dessecar, dissecar. São palavras parônimas, com escritas parecidas,mas diferentes na pronúncia, na escrita e na significação.

      ● Dessecar: enxugar; esgotar; tornar árido; secar inteiramente; tornar seco; tornar insensível, duro, frio. Ex.: O dinheiro dessecou-lhe o coração.

      ● Dissecar: cortar; dividir; separar em partes, para estudo; analisar minuciosamente. Ex.: Todos os cadáveres já foram dissecados.

Morre aos 79 anos radialista ipuense aposentado Francisco Gutemberg de Sousa, o "Tintim"

      Faleceu na madrugada deste domingo (23/09), no giro das 03h, na cidade de Sobral, o radialista Ipuense aposentado, Francisco Gutemberg de Sousa, o "Tintim".
       "Tintim", sofria de diabetes, quando já tinha passado por amputação de um dos membros inferiores, na madrugada deste domingo. Um dos primeiros radialistas da cidade de Ipu trabalhou por muito tempo na Rádio Planalto de São Benedito e também na Rádio Regional de Ipu, AM 1520, A voz das propagandas políticas volantes nos deixou aos 79 nos de idade.
      "Tintim" foi proprietário de uma casa de discos na década de 80 em Ipu, e também marcou seu nome no futebol amador como um dos chutes mais potentes da época.
      "Lamento informar aos meus conterrâneos e amigos, o falecimento de meu sogro; Francisco Gutemberg de Sousa, o "Tintim". Que Deus receba em seu Reino mais um filho"! Comunicado do genro Marcílio Lima, poeta e compositor ipuense. 
*** Informações com: Repórter Francisco José