Principais combinações e contrações


principais combinações e contrações

A + a (artigo) = à.
A + a (demonstrativo)= à.
A + a qual = à qual.
A + as quais = às quais.
A + aquela = àquela.
A + aquelas = àquelas.
A + aquele = àquele.
A + aqueles = àqueles.
A + aquilo = àquilo.
A + o = ao.
A + os = aos.
A + onde = aonde.
De + a = da.
De + as = das.
De + aquela = daquela.
De + aquelas = daquelas.
De + aquele = daquele.
De + aqueles = daqueles.
De + aquilo = daquilo.
De + essa = dessa.
De + essas = dessas.
De + esse = desse.
De + esses = desses.
De + esta = desta.
De + estas = destas.
De + este = deste.
De + estes = destes.
De + isto = disto.
De + o = do.
De + os = dos.
De + onde = donde.
Em +a = na.
Em + as = nas.
Em + aquela = naquela.
Em + aquelas = naquelas.
Em + aquele = naquele.
Em + aqueles = naqueles.
Em + aquilo = naquilo.
Em + essa = nessa.
Em + essas = nessas.
Em + esse = nesse.
Em + esses = nesses.
Em + esta = nesta.
Em + estas = nestas.
Em + este = neste.
Em + estes = nestes.
Em + isso = nisso.
Em + isto = nisto.
Em + o = no.
Em + os = nos.  
Em + um = num.
Em + uns = nuns.
Em + uma = numa.
Em + umas = numas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTUGUÊS do DIA a DIA de A a Z - CRASE

IPU TERÁ NOVOS LIMITES