QUASE A METADE DOS PROFESSORES NÃO TÊM FORMAÇÃO NA MATÉRIA QUE ENSINAM
QUASE A METADE DOS PROFESSORES DO CEARÁ NÃO TEM FORMAÇÃO NA MATÉRIA QUE ENSINAM
Dados do
Censo Escolar de 2015 e tabulados pelo Movimento Todos Pela Educação,
apontam que 46% dos professores do ensino médio no Ceará dão aulas de
disciplinas para as quais não têm formação específica. O problema atinge
redes públicas e escolas privadas e é mais grave em algumas matérias,
como física, informa a edição desta segunda-feira (23) da Folha de S.
Paulo.
Dos 494 mil
docentes que trabalham no ensino médio, 228 mil (46,3%) atuam em pelo
menos uma disciplina para a qual não tem formação. O número de
professores com formação adequada em todas as aulas dadas representa
53,7% do total.
Quase um
terço (32,3) dos professores só dão aulas em matérias para as quais não têm formação
específica. Outros 14% se desdobram entre a área em que são titulados e
outras para as quais não são habilitados.
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Segundo a
Folha de São Paulo, o cenário apresentado pode representar um desafio para a
diversificação prevista na reforma do ensino médio, em tramitação no
Congresso Nacional por medida provisória. Pela reforma proposta, as
redes e escolas terão que criar linhas de aprofundamento por área de
conhecimento.
Os alunos
deverão escolher a área de interesse (entre Ciências da Natureza,
Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e ensino técnico). Essa parte
flexível deve responder por 40% da grade. Fonte: Bog do KT.
VEJA ABAIXO ARTE PUBLICADA NA FOLHA DE S.PAULO:
Comentários
Postar um comentário