Português do Dia a DIA de A a Z - Está ou estar?

Quando escrever "crê, crer; dá, dar; lê, ler; vê, ver; está, estar; ri, rir"? 

● Escreve-se com r, quando se pode substituir o verbo em questão por permanecer, oferecer ou sinônimos no infinitivo.
● Escreve-se sem r, quando se pode substituir o verbo em questão por permanece, oferece ou sinônimos na 3a pessoa do singular, ou seja, sem r. Exemplos:

1) Ninguém está duvidoso = Ninguém permanece duvidoso.
2) Ninguém pode estar com dúvidas = Ninguém pode permanecer com dúvidas.
3) Ele só o que tem = Ele só oferece o que tem.
4) Ele só pode dar o que tem = Ele só pode oferecer o que tem.
5) O homem crê no dinheiro, na fama e na consciência. 6) Crer em ti é uma questão de sobrevivência.
7) Ela lê minha mão como se lesse meu coração.
8) Meus filhos gostam de ler romances.
9) O ser que vê a verdade encontra a paz eterna.
10) Todo mundo ri antes do tempo.
11) Quem quiser rir de mim que o faça à minha frente.

ATENÇÃO! Somente os verbos crê, , , (crer, dar, ler, ver) e seus derivados são escritos na 3a pessoa do pl. com dois "ee" como creem, deem, leem, veem, descreem, desdeem, releem, reveem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTUGUÊS do DIA a DIA de A a Z - CRASE